Aconteceu no I ENEBI

Aconteceu no I ENEBI

 

 

 

 

                                                    Nos dias 10 e 11 de setembro próximo passado, teve lugar na Biblioteca Pública do Estado, a edição do I Encontro de Escritores Baianos Independentes, por lá aconteceram, debates, mesas redondas, recitais de poesia, apresentação de Coral, bate papo com escritores, exposição de obras de autores baianos, distribuição de publicações, intercâmbio e lançamento de livros... “Apoio a pequenos projetos que geram eventos... A importância desses eventos para a agenda cultural da cidade” foi um dos debates, com o escritor Valdeck Almeida e o poeta Carlos Alberto Barreto. ”O escritor desde o ABC... Como você começou a publicar?”, a primeira mesa redonda, como um formato coletivo de Fala o Escritor; Encontro com o Escritor; com a participação do professor e jornalista Germano Machado, do escritor Alberto Peixoto e do presidente da Academia de Letras do Recôncavo Almir Oliveira... No encontro também foi discutida e empossada a diretoria provisória da União Brasileira de Escritores, Seção Bahia, tendo como seu presidente o escritor e jornalista Carlos Souza... Tendo discussão proveitosa em torno do debate “O escritor e as novas tecnologias... As opções de divulgação e publicações disponíveis”, com as participações dos jornalistas Lindomar Assis e Jennifer Santos... Na outra mesa redonda tivemos a fala da escritora Gláucia Lemos, do livreiro Primo Maldonado e do editor e escritor Roberto Leal, falando sobre “Livraria do Autor Baiano, distribuição e venda... Dificuldades e possíveis mudanças a empreender”.

                                                     Lançamento dos livros: a coletânea Poesia & Conto para todos os cantos (vários autores), com apresentação do jornalista Sandro Caldas, o livro de poemas Amarelo por Dentro da professora itabunense Iolanda Costa, que tem apresentação do poeta e jornalista Florisvaldo Mattos; do romance Canavial do escritor baiano radicado na Rocinha no Rio de Janeiro Joilson Pinheiro e do livro de contos do escritor pauloafonsino Rubervânio Rubinho Lima Conversas do Sertão... Dentro da programação, a Fundação Òmnira entregou o título de Personalidade de Importância Cultural ao jornalista e radialista Noel Tavares da Rádio Sociedade, pelos relevantes serviços prestados a cultura esportiva, com seu projeto inovador de divulgar, interagir e expandir o esporte amador; Noel Tavares tem no prelo o seu livro “Paripe é logo ali” (título provisório), onde relata fatos históricos e curiosos daquela comunidade onde nascera.

                                                         E para abrilhantar, o recital poético contou com as presenças do ator Jackson Costa apresentador na TV BAHIA, do Programa Aprovado e da cantora Margareth Menezes, que participaram ativamente do recital  Amarelo por Dentro, ao lado do poeta mirim Cláudio Kaian , juntando-se ao espetáculo que deram os poetas performáticos Marcos Peralta e Edgar Velame, acompanhados do poeta matuto Baco Figueiredo vindo da cidade de Boquira...São escritores buscando as suas alternativas de integração, composição e unificação para uma classe deveras esquecida e o I ENEBI foi de pronto o primeiro passo!Delci Silva-secretaria da coordenação do I Encontro de Escritores Baianos Independentes.